• Phelipe Halfeld

Impacto da Vacina na Tireoide

Devido ao grande número de questionamentos sobre o assunto, venho por meio desta publicação trazer informações atualizadas sobre o tema.

.

Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, até o momento as contraindicações são as mesmas aplicadas para a população geral.

.

Desta forma, as recomendações são: evitar vacinar pacientes com menos de 18 anos de idade, gestantes e aqueles com hipersensibilidade a um dos componentes da fórmula da vacina.

.

Vale lembrar que não existem estudos que demonstrem impacto na evolução da doença tireoidiana após a vacinação contra o novo coronavírus.

.

No entanto, aqueles que estão sob tratamento com corticoides, medicamento que leva à imunossupressão, devem consultar seus médicos para tomar a decisão de vacinar ou não. Uma possibilidade seria aguardar o término do tratamento com corticoides para a aplicação da vacina. Em geral se evitam vacinas com vírus atenuados nesse grupo de pacientes.

.

Quanto ao uso de quimioterápicos (ou medicamentos para terapia alvo) no câncer de tireoide, é importante reforçar que ainda não há estudos disponíveis e que a decisão deve ser compartilhada entre o médico e o paciente, ponderando os riscos, benefícios de cada paciente.

.

E você, já vacinou?!

335 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo