
Phelipe Halfeld
Impacto da Vacina na Tireoide
Devido ao grande número de questionamentos sobre o assunto, venho por meio desta publicação trazer informações atualizadas sobre o tema.
.
Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, até o momento as contraindicações são as mesmas aplicadas para a população geral.
.
Desta forma, as recomendações são: evitar vacinar pacientes com menos de 18 anos de idade, gestantes e aqueles com hipersensibilidade a um dos componentes da fórmula da vacina.
.
Vale lembrar que não existem estudos que demonstrem impacto na evolução da doença tireoidiana após a vacinação contra o novo coronavírus.
.
No entanto, aqueles que estão sob tratamento com corticoides, medicamento que leva à imunossupressão, devem consultar seus médicos para tomar a decisão de vacinar ou não. Uma possibilidade seria aguardar o término do tratamento com corticoides para a aplicação da vacina. Em geral se evitam vacinas com vírus atenuados nesse grupo de pacientes.
.
Quanto ao uso de quimioterápicos (ou medicamentos para terapia alvo) no câncer de tireoide, é importante reforçar que ainda não há estudos disponíveis e que a decisão deve ser compartilhada entre o médico e o paciente, ponderando os riscos, benefícios de cada paciente.
.
E você, já vacinou?!