- Phelipe Halfeld
O Poder Oculto da Pílula Anticoncepcional
Todo remédio tem efeitos colaterais e com o hormônio anticoncepcional não é diferente pois uma das possibilidades é a alteração no funcionamento da glândula tireoide.
Saiba que os anticoncepcionais alteram o pH do intestino, reduzindo portanto a absorção de minerais essenciais para a produção do principal hormônio da tireoide, o T3, mesmo que você coma adequadamente.
Além disso, essa classe de medicamento aumenta a Globulina Ligante da Tireoide (TBG), dificultando assim a comunicação celular entre o T3 e a TBG, prejudicando assim o bom funcionamento da gândula.
Outro dado relatado em estudos é que geralmente ocorre um aumento da demanda de vitaminas do complexo B nos pacientes que fazem uso da pílula, gerando portanto carência nutricional e sintomas como cansaço e queda de cabelo nesses pacientes.
A pílula também torna o organismo mais inflamado aumentando assim problemas na circulação e risco de doenças autoimunes, como a Tireoidite de Hashimoto. Essa inflamação prejudica a formação de T3, aumentando assim o T3 Reverso, o que gera sintomas como armazemanemto de gordura e cansaço.
Além disso, o estrogênio e o progestogênio contido na pílula, bloqueiam os óvulos e evitam a dilatação do útero. Isso diminui a formação de testosterona, modificando a homeostase do corpo. Isso tudo pode gerar uma cascata de sintomas como: celulite, flacidez, aumento de peso, diminuição da libido, hipertensão, AVC e até mesmo câncer de mama ou na hipófise (mais comuns).
E aí eu lhe pergunto, será que a praticidade desse medicamento vale realmente a pena?
Minha sugestão é que você utilize o DIU de cobre e/ou o preservativo. Se cuida hein! 😘
📚 Referências:
.
Silva JE, Santana KS, Nunes JS, Santos JC, Terra Júnior AT. A relação
entre o uso de anticoncepcionais orais e a ocorrência de trombose.
Rev Cient Fac Educ Meio Ambiente. 2018;9(1):383-98.
.
American Physiological Society [Internet]. Anticoncepcionais
aumentam a proteína C-reativa. 2003
.
Simões TMR, Zapata CLV, Donangelo CM. Influência de
contraceptivos hormonais sobre indicadores de homeostase
de zinco e de turnover ósseo em mulheres adultas jovens.
Rev Bras Ginecol Obstet. 2015;37(9):402-10.